Confira - Sistema Progressivo Embarcado em Cavalo Mecânico
Descrição
Um Cavalo Mecânico faz grandes trajetos, e muitas vezes em estradas pouco conservadas, isto prejudica muito o sistema de suspensão. Ainda mais a 5ª roda e outros pontos que precisam ser lubrificados com graxa.
É de senso comum, que lubrificar com graxa o caminhão a cada semana ou quinzena é suficiente.
E que se visualmente existir um colar de graxa na parte externa do mancal, normalmente um eixo e uma bucha, o conjunto está lubrificado, mas isto é o que podemos chamar de um dos “Mitos da Lubrificação”, pois não é bem assim que acontece.
A pratica de lubrificar manualmente até que saia graxa do mancal tem os seus motivos, garante que entrou graxa no mancal, e que as impurezas e graxa suja no interior sejam parcialmente expulsas, mas isto além de usar mais graxa do que o necessário não garante que o conjunto pino/bucha ou eixo/bucha ou rolamento ficará lubrificado por todo o período.
Se considerarmos que o local a ser efetivamente lubrificado é o espaço que existe entre o eixo ou pino e a bucha, e que a folga que normalmente existe entre estas peças móveis é de 0,01 mm, o volume de graxa que efetivamente está lubrificando o conjunto é o que ficou neste espaço, e depois de algum tempo sendo pressionado entre dois metais este pequeno volume de graxa será expulso, indo se juntar ao que já está no colar de graxa que ficou do lado de fora.
Para garantir que o ponto de contato esteja sempre lubrificado, é importante portanto a reposição deste pequeno volume de graxa com uma frequência grande, e somente deste pequeno volume para não haver desperdício e contaminação do meio ambiente.
Com o Sistema de Lubrificação Progressivo Embarcado montado no equipamento a lubrificação dos pontos passa a ser feita com o equipamento em funcionamento, sem a necessidade de interferência externa, somente o volume necessário de graxa, evitando o desperdício, o que equivale a dizer que o volume de graxa que antes era utilizado de uma só vez para lubrificar uma vez por semana, será distribuído ao longo da semana, mantendo o ponto lubrificado por 100% do tempo.
Comparações realizadas entre caminhões com lubrificação manual x lubrificação automática com Sistema Progressivo Embarcado indicam um aumento na vida útil dos componentes de mais de 3 vezes.
Os pontos que são Lubrificados automaticamente em um Cavalo Mecânico são: mangas de eixo, catracas do freio, eixos do freio, S do freio, quinta roda, pinos das molas, pino do balancim.