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ITEM ADICIONADO AO ORÇAMENTO


Sistema Circulatório Mancais Moinho

Confira - Sistema Circulatório Mancais Moinho

Descrição

Os Sistemas de Lubrificação Circulatórios utilizados em Mancais de Moinhos têm dupla função:

  • Descolamento dos mancais: após um período de inercia do moinho, seja de parada para manutenção, ou mesmo uma parada de operação, devido ao grande peso do conjunto, e por ser  o eixo apoiado em somente dois mancais de bronze, há o contato metal x metal entre o eixo e o casquilho, e para que não ocorra danos aos dois no momento de partida, é necessário injetar óleo por baixo do eixo para que este “descole” do casquilho, ou seja seja criada entre os dois uma película de óleo que permita o deslizamento até que o moinho entre em regime de rotação constante. Para esta operação é utilizada um Sistema de Alta Pressão, que pode chegar até 600 bar, com bomba de pistões  e que dão uma vazão constante de óleo enquanto necessário.
  • Lubrificação em regime de operação: depois de atingida a rotação de trabalho do moinho, o próprio movimento do eixo com relação ao casquilho manterá o filme de óleo entre eixo e casquilho, desde que haja óleo sobre o mancal, o óleo passa a fazer também a função de resfriar o ponto de lubrificação. Neste ponto passa a operar o Sistema de Baixa Pressão, com uma vazão bem maior de óleo, que é filtrado, e resfriado conforme necessidade.

 

COMPOSIÇÃO BASICA DO SISTEMA CIRCULATÓRIO PARA MOINHOS:

 

  • 2 bombas de alta pressão para levantamento do mancal para iniciar movimento de rotação do moinho. ( 1 operando e 1 reserva)

  • 2 bombas de baixa pressão para lubrificação e resfriamento dos mancais do moinho quando em regime de funcionamento contínuo. (1 operando e 1 reserva)

  • Tanque de retorno do óleo.

  • Filtros de alta e baixa pressão para garantir qualidade do óleo enviado ao mancal.

  • Trocador de calor para refrigerar o óleo nos mancais do moinho continuamente.

  • Instrumentação de monitoramento de parâmetros de operação:  pressão, temperatura, fluxo de óleo, nível de óleo e outras se necessario.

FUNCIONAMENTO AUTOMÁTICO:

  • Bomba de alta pressão é ligada e cria colchão de óleo entre o mancal e o eixo do moinho, descolando o mesmo do apoio.

  • Motor de acionamento do moinho é ligado e inicia o movimento de rotação, retirando o moinho da inércia.

  • Após atingir a  rotação de trabalho e formar o filme de lubrificação hidrodinâmico, as bombas de baixa pressão entram em funcionamento passando a fazer a lubrificação continua e resfriamento dos mancais.

  • A bomba de alta pressão é desligada.

Projeto de acordo com as condições de trabalho do moinho

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