Confira - Sistema Circulatório Mancais Moinho
Descrição
Os Sistemas de Lubrificação Circulatórios utilizados em Mancais de Moinhos têm dupla função:
- Descolamento dos mancais: após um período de inercia do moinho, seja de parada para manutenção, ou mesmo uma parada de operação, devido ao grande peso do conjunto, e por ser o eixo apoiado em somente dois mancais de bronze, há o contato metal x metal entre o eixo e o casquilho, e para que não ocorra danos aos dois no momento de partida, é necessário injetar óleo por baixo do eixo para que este “descole” do casquilho, ou seja seja criada entre os dois uma película de óleo que permita o deslizamento até que o moinho entre em regime de rotação constante. Para esta operação é utilizada um Sistema de Alta Pressão, que pode chegar até 600 bar, com bomba de pistões e que dão uma vazão constante de óleo enquanto necessário.
- Lubrificação em regime de operação: depois de atingida a rotação de trabalho do moinho, o próprio movimento do eixo com relação ao casquilho manterá o filme de óleo entre eixo e casquilho, desde que haja óleo sobre o mancal, o óleo passa a fazer também a função de resfriar o ponto de lubrificação. Neste ponto passa a operar o Sistema de Baixa Pressão, com uma vazão bem maior de óleo, que é filtrado, e resfriado conforme necessidade.
COMPOSIÇÃO BASICA DO SISTEMA CIRCULATÓRIO PARA MOINHOS:
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2 bombas de alta pressão para levantamento do mancal para iniciar movimento de rotação do moinho. ( 1 operando e 1 reserva)
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2 bombas de baixa pressão para lubrificação e resfriamento dos mancais do moinho quando em regime de funcionamento contínuo. (1 operando e 1 reserva)
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Tanque de retorno do óleo.
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Filtros de alta e baixa pressão para garantir qualidade do óleo enviado ao mancal.
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Trocador de calor para refrigerar o óleo nos mancais do moinho continuamente.
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Instrumentação de monitoramento de parâmetros de operação: pressão, temperatura, fluxo de óleo, nível de óleo e outras se necessario.
FUNCIONAMENTO AUTOMÁTICO:
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Bomba de alta pressão é ligada e cria colchão de óleo entre o mancal e o eixo do moinho, descolando o mesmo do apoio.
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Motor de acionamento do moinho é ligado e inicia o movimento de rotação, retirando o moinho da inércia.
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Após atingir a rotação de trabalho e formar o filme de lubrificação hidrodinâmico, as bombas de baixa pressão entram em funcionamento passando a fazer a lubrificação continua e resfriamento dos mancais.
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A bomba de alta pressão é desligada.
Projeto de acordo com as condições de trabalho do moinho